São Luiz Gonzaga
Em 1687 inicia a historia de São Luiz Gonzaga, quando Miguel Fernandez, sacerdote da companhia de jesus chega acompanhado de 2.922 indios civilizados, oriundos da redução de Conceição ( Argentina), e constrói a Terceira redução Jesuítica dos sete povos . Este povoado localizou-se no mesmo local da praça atual, dando continuidade ao trabalho e o objetivo de construir uma cidade que oferecesse segurança, contra os incêndios e ataques bandeirantes os padres ensinaram os índios a construir de pedra arenito as casas, o colégio a igreja as oficinas onde eram produzidas as telhas, os tijolos, os sinos, e mais tarde a estatuária que teve um enorme significado para esse período onde os guarani puderam colocar em prática um de seus talentos a escultura em madeira, e aprender a talhar outras formas como o estilo Barroco esculpido no Cedro madeira nativa da região.
Alguns anos mais tarde, quando os moradores das missões foram arrebatados pelo tratado de Madri e expulsos de suas terras, tornou-se São luiz um povoado em decadência, quase extinto. Com a eclosão da revolução Farroupilha, a cidade volta a ser habitada por famílias de recursos, que fugiam das operações bélicas próximas de Porto alegre e zona sul. Desde então a missioneira São luiz gonzaga foi palco de vários acontecimentos históricos de importância nacional.
Acontecimentos importantes como a eleição do Senador Pinheiro Machado republicano, que lierou o RS e o Brasil por 20 anos, a organização das tropas revolucionárias lideradas por luiz Carlos Prestes.
Mas com certeza observar os locais onde viveram os guaranis e todos esses personagens que fizeram parte da historia do Brasil é bem mais interessante, hoje possuímos alguns desses locais como atrativos turisticos. Apesar deste povoamento ter exterminado com a arquitetura missioneira são luiz Gonzaga é uma das cidades que mais preserva no povo a sua herança guarani porque quem faz a historia são as pessoas.
Aqui ainda preservamos a hospitalidade, a alegria, a boa música, a poesia que faz do povo gaúcho o retrato do Rio Grande, um povo que tem orgulho da sua origem simples, mas de grande valor e bravura.
Vou apresentar através de fotos São Luiz hoje e espero esclarecer todas as dúvidas dos visitantes um abração!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário